10 abril 2013

Quais são os Riscos associados à atividade física?

Você sabia que praticar atividade física oferece riscos? 
Como assim? Atividade Física não é bom para a saúde? 

Pois é,  nenhuma ação é isenta de riscos e o exercício (atividade física estruturada)  não é exceção. Por exemplo, o risco de morte cardíaca súbita aumenta para um fator de 5, durante o exercício intenso para as pessoas aptas e para um fator de 56 para indivíduos não aptos. Há também um risco aumentado de lesões, em especial para os pés, tornozelos e joelhos, quando inserido num exercício ou esporte vigoroso. 
Finalmente, muitos meios de comunicação têm prestado atenção à expressão “vício em exercício", no qual as pessoas se tornam viciadas em exercício, em detrimento de outros aspectos da vida, como o trabalho e as relações sociais. Embora a síndrome da dependência por exercício esteja identificada, é extremamente rara e frequentemente acompanhadas de outros distúrbios mentais como anorexia nervosa, neurose por exercício excessivo e distúrbios alimentares obsessivos/compulsivos.

Por isso lembre-se que a prática de atividade física estruturada (exercício físico) ou a adesão a um programa de treinamento deve ser acompanhada da orientação de um profissional de Educação Física ou Personal Trainer.  Este é o profissional capacitado para elaborar e controlar todas as variáveis do seu treinamento, minimizando os risco de algum problema para a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal