10 abril 2013

Treino de hoje - FARTLEK + localizado

 
Por Lydia Guerreiro Personal Trainer
 
 
 
O Fartlek é considerado muito bom quando realizado ao ar livre e em terreno natural, aproveitando-se os acidentes geográficos ou alterações no solo. É bastante utilizado em combinação com outros métodos, prestando-se de forma satisfatória para o condicionamento geral e proporcionando variedade nas sessões de treinamento. 
Assim, nem o mais irredutível sedentário pode deixar de observar ou querer fazer esse método de treino, dado a sua liberdade de movimentos
 
O método do sueco Gösta consiste em passeios, corridas lentas pelos campos/trilhas  e sprints muito rápidos e breves, onde o aluno desenvolve suas habilidades, como a velocidade e a resistência.
Pode-se dizer que o Fartlek aplica o jogo da velocidade mas sem se prender a nenhum plano pré-estabelecido, dando liberdade ao aluno de correr despreocupadamente, dando prazer em realizar o treino. Segundo Macardley, Katch & Katch (1998) é uma adaptação relativa do treinamento contínuo e intervalado, ficando a cargo do próprio aluno/atleta a determinação da intensidade do treinamento, baseando-se em “como se sente” no momento do treino. Este tipo de treinamento difere justamente do treino intervalado na questão da determinação sistemática dos intervalos de exercícios e de recuperação - não há manipulação destes períodos.
Concluíndo Fartlek é liberdade e prazer em correr, um método que trabalha todas as variantes da corrida.

E foi assim nesse clima "Fartlek" que o treino de hoje aconteceu. O local escolhido foi o Parque Lino e Paula Raia , que encontra-se  próximo ao metrô Conceição/SP e ao belíssimo Complexo Sede do Banco Itaú.  Esse parque é simplesmente maravilhoso, repleto de árvores nativas e muito verde. Realizar o treino de hoje  lá proporcionou a deliciosa sensação de estar no meio da mata atlântica, um refúgio de paz e tranquilidade. 
Altermamos, caminhada, trotes, corridas em diferentes terrenos, subidas e descidas e para finalizar aumentei um pouco o grau de dificuldade e desafio extendendo o treino para a ESCADARIA do Complexo do Itaú, sim essa mesma, que fica localizada na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha.

Em meio a muitos "engravatados" que circulavam pelo local, estávamos NÓS (eu e minha aluna Karen Breazu) e conseguimos realizar 5 rounds  de subida de escada. O treino foi intenso e para finalizar um pouco de local enfatizando MS e utilizando bandas elásticas. Show!

Confira algumas fotos do local!







Referência:
MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I. & KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 4ªedição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1998.

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