06 abril 2013

Caminhada Agita Mundo dá a largada para o fim do sedentarismo


Caminhada Agita Mundo dá a largada para o fim do sedentarismo

Caminhada Agita Mundo dá a largada para o fim do sedentarismo
www.portalagita.org.br
Acontece neste domingo (7) a 12ª Caminhada Agita Mundo, na Avenida Paulista. Com o tema “Atividade física sem barreiras”, o evento quer conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e será o ponto de partida para quem ainda não pratica nenhum tipo de exercício no dia a dia.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pelo evento, são esperadas 20 mil pessoas na caminhada.

O movimento acontece simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África, e em pelos menos 36 cidades paulistas. A data marca, também, o Dia Mundial da Saúde, neste domingo (7), e o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Estadual da Saúde, neste sábado (6).

Realizado em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, o objetivo do evento é estimular os participantes a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia (no caso das crianças, 60 minutos), cinco dias por semana, conforme orienta a Organização Mundial da saúde (OMS).

“Os benefícios da atividade física são reconhecidos e indicados para a prevenção e tratamento de diversas doenças. Incentivar hábitos saudáveis é o primeiro passo para manter a saúde em dia”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Para alcançar o maior número de adesão, o projeto conta com divulgação em redes sociais convocando cada usuário a incentivar um amigo ou familiar para participar da caminhada. “Nossa meta é fazer com que cada participante caminhe meia hora neste domingo e torne isso um hábito logo nos dias seguintes. Não é para caminhar e ir embora para casa”, explica Timóteo Leandro de Araújo, pesquisador do Celafiscs.

A concentração para a grande caminhada será atrás do Masp, a partir das 08h30min, com largada programada para 09h30min. O trajeto, de aproximadamente 3km, termina na Assembleia Legislativa.

Os 2.000 primeiros participantes que chegarem para a caminhada ganharão um kit composto por camiseta e hidratação. As atividades são gratuitas e sem caráter competitivo.

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, conhecido originalmente como Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. No mesmo ano, São Paulo passou a ser o único estado com a data oficial no seu calendário. A OMS aponta o comportamento sedentário como responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.

Nessa edição, os participantes de todo o mundo serão orientados sobre a hipertensão, doença crônico-degenerativa, que pode levar a morte. O primeiro e mais importante passo no tratamento dos hipertensos está relacionado às mudanças de hábito.

Trocar o estilo de vida sedentário pode ser decisivo para alcançar bons resultados no controle da doença. A prática de 30 minutos diários de atividade física, podendo dividi-la em três etapas de 10 minutos ao longo do dia, é uma alternativa. Outras importantes ações são diminuir o açúcar nas refeições, realizar a aferição da pressão regularmente e controlar o estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal