14 abril 2013

ARROZ BRANCO X ARROZ INTEGRAL


Qual a diferença entre eles?


O arroz branco é aquele que teve a sua casca retirada,perdendo nutrientes como o farelo e os gérmens. Já o integral é com a casca e por isso tem maior valor nutritivo, porém ele possui uma substância chamada de ácido fítico,que interfere na absorção de cálcio e ferro.

Mais fibras
O arroz é um dos cereais mais consumidos pelos brasileiros, rico em vitaminas e minerais e traz diversos benefícios ao organismo. Em relação ao valor calórico, o branco e o integral ficam empatados. "Meia xícara de arroz integral tem cerca de 110kcal,enquanto a mesma quantidade de arroz branco tem aproximadamente 100 kcal. A vantagem do integral é a quantidade de fibras,que nesta mesma quantidade pode chegar a 1,6 gramas. O branco possui apenas 0,03 gramas na mesma quantidade.

Mais proteína
Além de fornecer energia ao corpo, através dos carboidratos, o arroz que possui mais proteína. Este grão é o que possui a melhor composição de aminoácidos para o metabolismo.

Benefícios
O consumo de arroz é essencial para o organismo e ajuda a prevenir doenças do coração e do sistema digestivo, regula o intestino e não contém glúten nem colesterol. Apesar de tantos benefícios,o consumo excessivo de arroz branco pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, e para prevenir o diabetes,  o ideal é substituir o arroz branco pelo integral, que melhora o metabolismo da glicose e consequentemente ajuda a reduzir o risco de ter a diabetes tipo 2.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal