27 janeiro 2013

FITNESS: TREINAMENTO DESCALÇO VIRA TENDÊNCIA.


Definitivamente essa é a nova tendência no mundo fitness: Treinamento descalço ou ”Barefoot”.
 

 
Têm-se enfatizado a importância de fortalecer e manter pés fortes.
 
Preste a atenção aos novos tênis disponíveis no mercado. Eles estão sendo feitos acompanhando essa tendência, para manter a sensação de estar descalço, mas ao mesmo tempo mantendo os pés protegidos de sujeira e objetos pontiagudos. São os calçados minimalistas ou  do  tipo “five fingers”.

É fácil entender, pois treinando com os pés descalços você vai imediatamente começar a sentir se seus tornozelos estão girando para dentro ou para fora e se você está ciente disso, você será capaz de corrigir o desequilíbrio enquanto se move.  O treino descalço aumenta a sua consciência do corpo e permite que você trabalhe em equilíbrio. Através do treinamento descalço, ou com estes calçados especiais, você vai fortalecer os pés e  os músculos do tornozelo. 

A idéia por trás do treinamento descalço é que nossos sapatos , tecnicamente projetados, podem realmente dar-nos muito apoio, amortecimento e estabilidade, porém, justamente por isso, tornam os músculos e as vias neuromusculares do pé e tornozelo fracos e "preguiçosos".

Tirar seus sapatos e realizar os mesmos exercícios que você costumava fazer com seus sapatos é uma experiência totalmente nova. Tente fazer, por exemplo, afundos à  frente com e sem os sapatos.  Sem sapatos, você vai ver o quão duro o pé, tornozelo, joelho e quadril tem que trabalhar para fazer este movimento acontecer.
A melhor maneira de iniciar o treinamento “barefoot”, de forma segura, é em casa e de forma gradativa permitindo que seus músculos do pé  se acostumem com as  atividades  descalço. Uma boa dica é usar uma esteira ou colchonete pois assim os dedos dos pés  se espalham, e isso ajudará no equilíbrio e na capacidade do corpo para alcançar  a estabilidade. Inicialmente com os pés descalços você pode experimentar a instabilidade porque estamos muito condicionados ao uso de sapatos de apoio. Mas o equilíbrio, sendo uma habilidade, é aprendido  e uma vez que você tire seus sapatos já começa a construir a força do pé e a  destreza.

Nota:

O Treinamento com os  pés descalços não é para todos.

Se você sofre de doença vascular periférica (diabetes, má circulação, , aterosclerose, ruptura da pele, etc), você não deve treinar com os pés descalços, use um desses calçados minimalistas. Se você tem feridas abertas, cortes ou sofre de dormência ou formigamento nos pés, não treine com os pés descalços, especialmente em áreas públicas, como academias ou estúdios.

Antes de iniciar ou continuar um programa de exercícios descalço, é sempre importante verificar com seu médico se você tem algum problema físico.
 

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