15 janeiro 2013

5 coisas que podemos aprender com os gatinhos!

Por PUVMS


Gatos?  
Confira 5 coisinhas que podemos aprender com eles.

Você já teve a oportunidade de observar o comportamento dos gatos durante um dia inteiro?  É impressionante o nível de energia (quando acordados), e suas incríveis força, equilíbrio e agilidade.  Imagine como seria ter a força para saltar do chão até a varanda do segundo andar, com pouco esforço , por exemplo, como os gatos  fazem.

foto Mariana Gomes

Os gatos têm também uma grande quantidade de massa ​​magra, que é o que os torna tão invejavelmente elegantes e bonitos. Talvez existam algumas pistas que podemos  tomar como exemplos ,a partir dos gatos, sobre saúde, nutrição e fitness. Vamos conferir!


1) Comer bastante proteína

Os gatos são carnívoros verdadeiros. Eles podem sobreviver apenas com proteína e serem saudáveis. Gatos obesos, na verdade, são aqueles que comem as bobagens que algumas pessoas lhes oferecem.  O alimento industrializado, aquele croquete macio, é frequentemente cheio de trigo, arroz e milho, que poderá fazer com que os gatos sofram muito dos mesmos males que afligem os seres humanos por causa da  dieta "moderna": diabetes, doença cardíaca, doença renal e hepática.

Nós, os seres humanos somos onívoros, por isso não podemos simplesmente adotar uma dieta de um gato para sermos elegantes e magros. No entanto, altos níveis de proteína fazem bem para um tônus ​​muscular saudável e forte.  A Proteína é usada para criar, manter e reparar o tecido muscular. Assim como com os gatos, os seres humanos que procuram criar uma massa magra, um corpo tonificado e forte devem comer uma dieta rica em proteína magra.

  
2) Doses curtas de exercício intenso

Gatos passam muito tempo dormindo, mas enquanto estão acordados são frequentemente muito ativos por períodos curtos de tempo. Eles rasgam toda a casa, pulam em cima da geladeira, em cima dos armários, sobre os móveis, sobem e descem as escadas, etc... Pense nisso como um gatinho treinando HIIT porque estes exercícios duram geralmente 15 - 30 minutos e eles não param para descansar! O comportamento de wrestling do gatinhos é muito parecido com o da caça - tipos pliométricos de movimentos que envolvem saltos altos, ataques rápidos e sprints curtos.

Rajadas curtas de exercícios intensos são os melhores para nós, humanos, também - por caloria máxima queimada,  construção de força e resistência. Movimentos curtos, de força de alta intensidade também vão ajudár a construir o tônus ​​muscular muito mais eficaz do que caminhar ou correr, e os músculos que você vai construir vão queimar calorias adicionais para você durante todo o dia!
  

3) Descanse muito

Os gatos dormem muito. Alguns gatos podem dormir até 20 horas em um período de 24 horas! Eles precisam deste repouso, a fim de serem capazes de despender uma quantidade tão grande de energia durante a sua “reprodução” ou sessões de caça. Este sono prolongado ajuda seus músculos a se recuperar da intensa atividade. Enquanto nós, humanos definitivamente não podemos e não são projetados para dormir 20 horas por dia, precisamos ter uma quantidade adequada de sono, se o nosso objetivo é construir músculos fortes e magros e manter um peso saudável. Na verdade, os seres humanos  dormem menos de 6 horas de sono por noite têm maior probabilidade de ter excesso de peso.  Estudos mostram que 8 horas de sono por noite é a chave para a diminuição da gordura corporal.

  
4) Alongue-se

Qualquer pessoa que tem um gato certamente notou quantas vezes eles se esticam. Gatos se esticam especialmente nas costas e nas pernas - sendo estes os músculos mais importantes no corpo de um gato. Gatos gostam de esticar-se  a cada levantar-se de sentado ou deitado.  
Eles também esticam por  longo tempo deitado e permanecem nesta posição estática, mantendo a posição por alguns minutos.

O alongamento também nos ajuda, evitando lesões e alongamento dos músculos, bem como melhorando a amplitude de movimento, a circulação e a flexibilidade. Especialmente se você tem um trabalho sedentário, aproveite esse comportamento de gato e de uma esticadinha a  cada vez que você se levantar. Faça pausas durante o dia para fixar e esticar as pernas e costas. Uma boa espreguiçada de manhã ao acordar também é ótimo, antes mesmo de bater os pés no chão!


5) Brincar e se divertir

Ao contrário dos humanos, os gatos não vêem “ ser ativo” como uma tarefa ou dever. É parte de seu estilo de vida, mesmo para aqueles gatinhos que não vão lá fora para  caçar de verdade.  Os gatos gostam de jogar,  brincar e certamente parecem estar se divertindo enquanto fazem isso. 
Para nós, seres humanos, diversão é uma chave importante para manter consistente um programa de fitness.  Se ele é chato ou se nós o sentimos como uma tarefa, uma obrigação, eventualmente podemos perder a motivação para continuar. Mas, se mantivermos os movimentos desafiadores, novos e interessantes, fazer exercícios  provavelmente será muito mais agradável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal