10 dezembro 2012

Saia já desse sofá! Seu coração agradece.

Tenho certeza que alguns que estão lendo esse post, vivem a batalha contra o sofá e as longas horas sentado na frente do computador. 





Há um tempo atrás uma propaganda muito bacana da Reebok mostrava como é difícil combater esse hábito de ficar largadão no sofá, vendo tv e utilizando o  controle remoto. 
Relembre a propaganda:





Pois então, já está provado que se levantar mais vezes, por exemplo para beber um copo de água ou mesmo para mudar o canal da televisão, sem usar o controle remoto,  reduz o risco de sofrer de doenças  do coração.

Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, mostra que até quem é sedentário, mas faz várias pausas para se levantar durante o dia, corre menos risco do que aqueles que praticam atividades físicas,  porém ficam  longos períodos sentados. 

Durante a pesquisa  foram acompanhados ,por 7 dias,  4.757 indivíduos com idade superior a 20 anos, entre 2003 e 2006. 

O estudo também levou em conta alguns outros fatores de risco de doença cardiovascular (aterosclerose, colesterol, triglicerídeos e perímetro abdominal).

Ao final do estudo ficou demonstrado que quem realizou mais movimento,  teve todos os índices melhores.

De acordo com Raffael Fraga  cardiologista do Incor (Instituto do coração) já se sabe que a atividade física moderada ou intensa reduz o risco cardiovascular. O que é surpreendente é que o estudo mostra que até mesmo as pequenas paradas/ quebras no sedentarismo já ajudam.




Essa matéria completa pode ser lida no site da Folha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal