15 dezembro 2012

O mito da regra dos 5 segundos.

Um vídeo recente que já  acumula quatro milhões de visualizações, está fazendo muita gente se arrepender de comer aquela maçã que caiu no chão, mas que "num piscar de olhos" você pegou de volta.

Esse vídeo chamado "a regra dos cinco segundos " quebra o  mito de que não há problema em comer uma comida que caiu no chão e foi pega eu um “flash” de segundos.

Ficou curioso?

Stevens do Vsauce (que produz o vídeo) apresenta e discute evidências de um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology e que testou a tal “regra dos cinco segundos"


Os investigadores examinaram a sobrevivência de salmonelas colocado sobre a madeira, tijolo, tapete e depois deixaram um pedaço de mortadela cair  no solo.

Eles descobriram que as bactérias foram transferidas quase que imediatamente .O que é pior: depois de cinco segundos, a mortadela aderiu até 8.000 bactérias.Depois de um minuto, esse número aumentou dez vezes.

Steven compartilha outras curiosidades : 

70 % das mulheres tendem a manter a regra dos cinco segundos, contra apenas 50 % dos homens. 

O vídeo também nos lembra entre outras coisas, que só porque o piso parece limpo, isso não significa que é seguro comer a comida que caiu.  Pisos entram em contato com os sapatos, 93 % dos quais estão contaminados com bactérias fecais. 

ECA! 

Veja o vídeo (em inglês)




Trabalho citado
Residence time and food contact time effects on transfer of Salmonella Typhimurium from tile, wood and carpet: testing the five-second rule. Dawson, P, Han, I, Cox, M., et al. Department of Food Science and Human Nutrition, Clemson University, Clemson, SC. Journal of Applied Microbiology, 2007 Apr;102(4):945-53. []


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal