14 novembro 2012

Relembre como se preparar para longas viagens de avião e evite problemas de saúde!

Pois é. Lembram a matéria que eu  postei sobre passar horas sentado e sem movimento dentro do avião durante longas viagens?
Na ocasião sugeri uma sequência de alongamentos básicos para realizar dentro do avião entre outras dicas para movimentar-se, tentando evitar problemas comuns como má circulação, inchaços, dores etc… Relembrem a matéria no BLOG.
Triste, mas essa semana faleceu no Rio de Janeiro o diretor de TV Marcos Paulo.  A causa da morte foi uma Trombose Pulmonar. Não por menos, na véspera do falecimento Marcos Paulo fez uma longa viagem de avião.
Segue um trecho destacado do site Bem Estar falando sobre o problema  que coincidentemente eu já havia alertado
‘Trombose do viajante’
Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer voo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose em uma pessoa normal”, disse o cirurgião vascular.
Quando uma pessoa passa muito tempo sem andar – ou, principalmente, sem ativar o músculo da panturrilha – a circulação da perna fica comprometida e o sangue tende a coagular. Além disso, o ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais espesso, o que também aumenta a coagulação. O avião reúne essas duas condições. No domingo, Marcos Paulo voou de Manaus para o Rio de Janeiro.
Para evitar o problema, os médicos recomendam que os passageiros sempre procurem fazer caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha. Contra a desidratação, a dica é beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal