10 novembro 2012

Quarta é dia de feira. Compre um abacate!

Sabe aquela velha fama de que o abacate é uma fruta engordativa demais e por isso deve ficar de fora do cardápio de quem quer manter a forma? É uma verdadeira injustiça! Embora tenha um valor calórico considerável (um abacate pequeno possui, em média, 360 calorias), a fruta é fonte de vitaminas A, C e E, possui uma gordura boa que combate o colesterol ruim (LDL), ajuda a reduzir os níveis de glicose no organismo e tem função anti-inflamatória:
- O abacate é um alimento supercompleto. Além de ser rico em beta-sitosterol (uma susbtância que age como um anti-inflamatório natural), tem função antioxidante e combate o envelhecimento precoce, e ainda reduz os níveis de glicose e cortisol (hormônio do stress) – explica a nutricionista Karen Levy Delmaschio.
E, ao contrário do que se pensa, a fruta ainda pode ser uma aliada das dietas. Segundo a especialista, o abacate auxilia no processo de queima de gordura corporal e inibe o apetite e a compulsão por doces:
- Por ser possuir uma gordura boa, o abacate aumenta a sensação de saciedade e reduz a compulsão por doces. A fruta ainda ajuda a queimar triglicerídeos de cadeia média, que é uma gordura que costuma se alojar na região da barriga e dos quadris. A gordura do abacate também é rica em ômega 9, um ácido graxo anti-inflamatório que ajuda a regular o metabolismo e faz bem para o coração. O abacate não é o vilão das dietas. Quando consumida com moderação (uma fatia pequena, por dia) não compromete a dieta de ninguém e ainda faz bem para a saúde – garante Karen.
A nutricionista dá duas receitinhas simples e saudáveis que têm o abacate como ingrediente principal:
Abacate com mel:
Basta pegar 1/2 abacate pequeno picado, 1 colher (sopa) de mel orgânico, 1 colher (sopa) de semente de chia, 1 colher (sopa) de semente de gergelim. E está pronta a sobremesa. “Pode comer como uma sobremesa. É rica em fibras, ajuda a combater a prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade”, explica Karen.
Pastinha de abacate:
Ingredientes: 1/2 abacate pequeno; 2 colheres (sopa) de linhaça; 1 colher (sopa) de azeite extravirgem; meio tomate picado; 1 colher (sopa) de limão e sal a gosto. Preparo: Misture tudo em um recipiente e está pronta uma pastinha suadável que pode ser consumida, no lanche da tarde, com torrada ou pão integral.
Fonte: http://extra.globo.com/mulher/corpo/descubra-os-beneficios-do-abacate-fruta-que-reduz-apetite-ajuda-queimar-gordura-4852312.html#ixzz2BRbP21Sf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal