
Um pouquinho de humor para alegrar a tarde, mas atenção pois o assunto é pra lá de sério!
A população idosa aumenta cada vez mais no Brasil e no mundo. Vários fatores deram condições para que as pessoas vivam por mais tempo hoje em dia, do que no passado.
O que não mudou foram as transformações que ocorrem em nosso corpo, em função do envelhecimento.
O exercício físico é considerado hoje como uma das melhores maneiras de manter a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento, exercendo influência favorável sobre a condição funcional do organismo e sobre sua capacidade de desempenho.
Como não existem medicamentos para evitar o envelhecimento, assume o exercício físico um papel super importante.
Com o envelhecimento a musculatura esquelética sofre bastante, com a diminuição da força muscular e da massa muscular. A redução mais intensa de força ocorre nos músculos flexores do antebraço e nos músculos que mantém o corpo ereto. A involução da massa muscular ocorre de forma mais lenta que a diminuição da força muscular. Existe uma estreita correlação entre a diminuição da massa muscular, com a capacidade muscular remitente, e a diminuição dos hormônios sexuais.
Porém o treinamento, praticado de forma imprudente é causa de freqüentes lesões e danos evitáveis. Devido às limitações compatíveis com a idade, torna-se indispensável, antes da programação do treinamento, a avaliação de um clínico geral. E obviamente a condução dos treinos e seleção dos exercícios deve ser feita por uma Personal Trainer (profissional de Educação Física ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pergunte à Personal