10 novembro 2012

Dicas para se manter em forma no escritório. Com uma pitado de humor!


  

Para a maioria da história humana, o trabalho sempre foi uma atividade exigente fisicamente. Nossos ancestrais, homens e mulheres das cavernas,  perseguiam mastodontes e atiravam lanças em sua difícil tarefa de conseguir o alimento, a carne saborosa.
Hoje em dia, em vez de alimentarmo-nos com o suor de nossas testas, a maioria de nós apenas fica desleixado em uma cadeira durante todo o dia , em um prédio de clima controlado, apertando botões e enviando documentos através da internet.  E a sessão não termina depois do trabalho. Quando chegamos em casa, nos colocamos na frente da TV para assistir reality shows, jornais e tantos outros programas. Isso quando não voltamos a sentar e  usamos novamente o computador.
Sobre homens
Aquele homem de mãos calejadas, viril, forte, cheio de energia está sumindo!
Na verdade o  trabalho sentado e sedentário está eliminando o hormônio que faz de um homem um homem: a testosterona. O homem de hoje parece que está ficando fraco, desanimado , etc…
Um estudo mostrou que os homens que se sentam para mais de seis horas consecutivas de seu tempo a cada dia tinha uma taxa de mortalidade 20% maior do que aqueles que se sentaram por três horas ou menos.
“Ah-ha!”, Você pode estar pensando: ”Eu trabalho como um animal , vou à  academia todos os dias e tenho um físico  de invejar . Minha hora de treino, é suficiente para neutralizar todos os efeitos deletérios de ficar sentado e cabisbaixo no trabalho “
Hummm… Será??
Desculpe informá-lo mas suas idas à academia podem não estar fazendo muito para atenuar os danos acumulados de tantas horas parado e sentado à mesa do trabalho.
Alguns studos têm mostrado que , somente os exercícios vigorosos na hora da academia, não são suficientes para compensar o dano que fazemos aos nossos corpos por sentarmos todos os dias em nossas mesas de trabalho.
Então, o que um homem moderno deve fazer?
Se você quer viver para ver seus netos no futuros,  manter seu físico másculo , e cultivar a  sensação de bem-estar, você vai precisar  se manter ativo durante todo o dia.
Isso pode ser difícil quando você está acorrentado a uma mesa preenchendo relatórios, ou participando de reuniões e conferências chatas e entediantes . Mas com um pouco de criatividade, e um pouco de entusiasmo (juntamente com uma pele grossa sobre o que as outras pessoas pensam de você), você pode facilmente encontrar maneiras de encaixar um pouco mais de exercício e movimentos em sua rotina de trabalho .
Abaixo, algumas sugestões simples de como permanecer ativo durante todo o dia. Com uma boa dose de bom humor é claro!!

1. CHEGAR AO SEU ESCRITÓRIO DEVE SE TRANSFORMAR EM UM DESAFIO

Procure maneiras de transformar a sua chegada ao trabalho um desafio. Ir de bicicleta para o trabalho é uma boa sugestão. Se você tem que dirigir, parque na extremidade oposta do estacionamento, ou um ou dois quarteirões antes do seu escritório e vá caminhado até lá. Para um desafio extra, jtente as escadas ou o parkour e escale as paredes como este rapaz do vídeo abaixo.
 2. USE as escadas

Em vez de usar o elevador , use as escadas. Comece subindo devagar e aos poucos vá aumentando a velocidade e de vez em quando de alguns sprints. Não se preocupe se te olharemr como uma pessoa louca. Até porque a maioria das escadas em edifícios de escritórios estão escondidos como escadas de incêndio e quase ninguém os utiliza. Então quase ninguém vai te ver!  Uma vez que você chegar ao seu andar,  faça uma pausa antes de entrar em sala para recuperar o fôlego, estique a gravata, e enxugr sua testa com um lenço.
3. Mantenha uma boa postura ao longo do dia
Se você quiser evitar virar um Quasimodo,  faça o esforço de manter uma boa postura durante todo o dia.  Sim, é duro e cansativo no começo, mas a luta vale a pena. Praticar uma boa postura enquanto sentado e em pé pode reduzir a tensão no pescoço, ombros e costas, melhorar a função dos órgãos, e fortalecer seu núcleo mais importante.
4- Faça 10 flexões e 10 Squats Toda vez que você fizer uma parada para tomar um café
5. Levante-se e ande por 15 minutos a cada 45 minutos
Fazer pausas frequentes é bom não só para o seu cérebro, mas também pode ser bom para o seu corpo.
Use um temporizador para 45 minutos e trabalhe sem parar. Quando der os  45 minutos  fazer uma pausa de 15. Em vez de navegar na Internet ou  ficar conversando com o colega da mesa da frente, convide-o para uma voltinha pelo andar ou vá tomar um cafezinho no ponto mais distante de sua mesa.   .
Fazendo essa pequena caminhada fora vai ajudá-lo a  reduzir o stress, mantê-lo mentalmente afiado, e até mesmo aumentar a sua testosterona.
Steve Jobs , por exemplo, era famoso por suas reuniões a pé. Ao invés de sentar em uma mesa em uma sala de conferências abafado, ele perguntava a pessoa que queria encontrar-se para dar um passeio com ele do lado de fora. Colegas de trabalho diziam que essas “reuniões de pé” eram as reuniões mais produtivas que já experimentaram.
6. Execute 15 Mergulhos ao sair e ao retornar do almoço
Basta colocar as mãos na cadeira e caminhar os pés para fora na frente de você. Manter as pernas estendidas enquanto  realiza os mergulhos. Abaixe-se até que seus braços formam um ângulo de 90 graus e, em seguida, pressione para cima. Repita mais 14 vezes. Ah detalhe: a cadeira deve ser firme e não possuir rodinhas!

7. Realizar  30 segundos de Grok Squats ao longo do dia

Há quem diga que este é um dos melhores exercícios para ajudar a aliviar as costas, virilha, e o aperto  no quadril de quem vem sentado em uma cadeira durante todo o dia: o  Grok Squat .
Também conhecido como o Asian Squat  o Grok Squat é uma posição sentada que você encontra em culturas que não têm sofás ou cadeiras, como fazemos no Ocidente.
O Grok Squat é muito semelhante à posição de um apanhador no beisebol. Simplesmente agachar até a bunda toca seus tornozelos. Os calcanhares firmes no chão e as costas retas.Mantenha essa posição por 30 segundos a um minuto. Você deve sentir suas limitações, quads, tendões de Aquiles, costas, virilha e suavemente de alongamento. Se você é super duro, pode demorar alguns dias de prática a afundar em um full-on Grok Squat. Mantê-la. Suas costas e quadris vão agradecer.
Um grande momento para fazê-los é logo após seus 15 minutos de pausa e caminhadas. Antes de retomar ao trabalho, simplesmente agache em um Grok e segure por 30 segundos a um minuto. Para um efeito adicional, faça o Grok Squat em cima de sua mesa, mantendo um grampeador acima de sua cabeça como em”Uma Odisséia no Espaço“ .  Brincadeirinha! Isso já é ridículo!
adaptado de  The art of Manliness 24 julho 2012
artigo original http://artofmanliness.com/

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