14 novembro 2012

Conquiste uma vida saudável

 

Uma pesquisa publicada recentemente pela Isma Brasil (International Stress Management Association) mostra que apenas 7% da população de Porto Alegre e de São Paulo acreditam ter um estilo de vida saudável. O dado é alarmante se levarmos em consideração que mais de 90% dos habitantes dessas duas cidades se consideram sedentários ou adeptos de um estilo de vida que muitas vezes inclui maus hábitos, como cigarro, má alimentação, falta de exercícios físicos e um dia-a-dia tenso e cheio de pressões.

O problema é que não ter uma vida saudável pode acarretar inúmeras doenças e problemas como indisposição, estresse e alta irritabilidade. Mas o que fazer se a situação que você vive hoje é exatamente esta?

O primeiro passo é tentar levar uma vida mais saudável, não só física como também espiritualmente. Fazer exercícios físicos, meditar, relaxar, não levar tão a sério os obstáculos que aparecem ao longo dos dias e tentar manter o pensamento positivo ajudam não só a viver com mais tranqüilidade e sem doenças como também refletem na beleza da pele, dos cabelos e no bem-estar do organismo em geral.

Outras atitudes são tão relevantes quanto essas. O importante é tentar mudar o estilo de vida aos poucos e incorporar ao cotidiano hábitos saudáveis e rituais prazerosos e estimulantes, que façam bem para você e para as pessoas que estão à sua volta. Acompanhe algumas atitudes que podem deixar a sua saúde menos suscetível a doenças e desgastes físicos e emocionais.

- Acorde pela manhã e faça algo de que goste de verdade. Ouvir uma música, conversar com o vizinho, preparar um chá, tomar um bom banho ou dar uma volta no quarteirão com o cachorro. O importante é que você comece o dia fazendo algo que lhe agrade.

- Evite engarrafamentos. Se os horários do trabalho são flexíveis, fuja dos horários de rush. Poder fazer o percurso de casa para o trabalho sem enfrentar tráfego, além de economizar seu tempo, poupará você de possíveis estresses causados pela intensidade do trânsito.

- Inclua nos compromissos do dia apenas as obrigações que de fato podem ser realizadas. Nunca acumule muitas tarefas. É melhor listar poucas e conseguir cumprir todas do que listar muitas e conseguir cumprir apenas parte delas. A impressão de que sempre há algo pendente dará espaço à sensação de missão cumprida.

- Relacione-se bem com as pessoas à sua volta. Manter as relações humanas com positividade, mesmo que com pessoas desconhecidas, faz bem para todo mundo.

- Pratique atividades físicas. Não precisa ser nada pesado ou desafiador. O mais importante é colocar sempre seu corpo em movimento. Além de dar disposição e ânimo, os exercícios ajudam a prevenir possíveis doenças e contribuem para o equilíbrio emocional.

- Coma com saúde fazendo as escolhas certas. Entre frituras e grelhados, prefira sempre a segunda opção. Não deixe de ingerir legumes, frutas e verduras e nunca fique muito tempo sem comer algo.

- Separe um momento do seu dia para você. Medite, leia um bom livro, faça uma sessão beleza ou regue suas plantas. É só escolher a atividade e se concentrar plenamente nela.

E não se esqueça: mudar o estilo de viver acarreta uma imediata melhora na qualidade de vida. Pode parecer difícil no começo, mas com o passar do tempo você sentirá literalmente na pele os benefícios de viver com saúde, disposição e alegria.

Fonte: Taeq

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