10 novembro 2012

9 razões para sair da sua zona de conforto e aumentar a intensidade do exercício. Confira!


  

Qual é o seu nível de intensidade do exercício? Você está realmente se esforçando ou apenas atravessando os movimentos? Você está trabalhando fora da sua zona de conforto?  Aqui estão nove boas  razões pelas quais você deve aumentar a intensidade do seu exercício e sair da sua zona de conforto! Confira.

Longevidade melhorada

A melhoria da saúde e da longevidade é sempre um bom motivo.   Intensidade de exercício regular está associada com a doença cardíaca coronária reduzida independente do volume total de atividade física [1] . A intensidade do exercício também é inversamente correlacionada com mortalidade por todas as causas. Exercício vigoroso melhora a longevidade [2] .

A estimulação hormonal

Um dos maiores benefícios para aumentar a intensidade do seu exercício vem da estimulação hormonal. Alta intensidade de exercício estimula a liberação de insulina  bem como fator de crescimento (IGF) [3] . Ele também estimula a liberação de hormônio do crescimento e testosterona, dois dos hormônios mais poderosos quando se trata de perda de gordura e construção muscular [4] [5] . Intensidade do exercício passado, mas não menos importante, e os hormônios da tireóide são diretamente correlacionados. TSH, T4 e T4 livre sobem de acordo com os níveis de intensidade [6] . Hormônio estimulante da tireóide (TSH) estimula a liberação de T4, que se converte em T3 – o hormônio da tireóide mais bio-disponível responsável por estimular o metabolismo. Todos esses hormônios são estimulados em resposta à atividade física, mas eles são liberados na proporção de exercer níveis de intensidade.

Redução de gordura corporal

Quem não quer  reduzir um pouco a gordura corporal? Alta intensidade de exercício induz reduções mais acentuadas de gordura corporal em comparação com o treinamento de resistência, mesmo quando queima menos calorias [7] . Estudos mostram que exercícios de alta intensidade são superiores  à intensidade moderada quando se trata de perda de gordura corporal. Apenas uma das muitas razões que você deve esquecer a zona de conforto é a maior queima de gordura que os exercícios mais intensos proporcionam..

Aptidão cardiovascular melhorada

Exercícios de alta intensidade são superiores aos de moderada intensidade para aumentar o V02 max [8] . V02 max é a quantidade de oxigénio que uma pessoa pode transportar e usar durante o exercício. Quanto mais oxigênio que você  consegue,  mais longo e  intenso pode ser o seu exercício.  Seu condicionamento cardiovascular é significativamente melhorado com exercícios de alta intensidade, em comparação com intensidade moderada [9] .

Maior efeito de queima após o exercício

O exercício de alta intensidade proporciona um efeito maior de pós-queima, também conhecido como o consumo de oxigênio em excesso pós-exercício (EPOC) [10] . Quando nos exercitamos criamos um débito de oxigênio.Quando termina o exercício, nossos corpos trabalham para apagar esse débito de oxigênio. Ele utiliza calorias para restaurar a homeostase do organismo. Reparação celular, reabastecimento de combustível, re-oxigenação do sangue,  trazendo o ritmo cardíaco de volta ao normal , são todas as funções que o corpo efetua após exercícios de alta intensidade. Exercícios de intensidades superiores a 40% de V02 máximo são necessários, a fim de acionar os processos metabólicos que são responsáveis ​​pelo EPOC prolongando para além das 2 horas após o exercício. Além disso, há uma relação exponencial entre a intensidade do exercício e EPOC total [11] .

Efeitos no padrão alimentar

A intensidade do exercício também influencia seus padrões alimentares. Embora não haja mudança significativa na fome, exercícios de alta intensidade favorecem o balanço energético negativo, em maior medida do que o exercício de baixa intensidade [12] . O exercício de alta intensidade também provoca um atraso no comer [13] .

Efeitos sobre Treinos

Não é preciso gastar horas na academia, se você está se exercitando em uma intensidade alta. A ascensão do HIIT workouts tornou possível para qualquer pessoa entrar em um treino eficaz em 20 minutos. Quem não pode acordar 30 minutos mais cedo para entrar em um treino? Além dos efeitos positivos sobre tempos de treino, também houve redução do  tédio.

Melhora do humor

Trabalhando a 80% de V02 máximo eleva-se significativamente os níveis de endorfina [14] que proporciona efeito de bem estar.

Sensibilidade à insulina

Uma boa sensibilidade à insulinaé vital para uma boa saúde e para perda de gordura. Tentar perder gordura na presença de altos níveis de insulina irá forçá-lo a lutar uma batalha difícil. Você pode melhorar a sensibilidade à insulina por meio da alimentação, mas você também pode melhorá-la através do exercício. A sensibilidade à insulina é maior em indivíduos que participam em atividades vigorosas cinco ou mais vezes por semana, em comparação com aqueles que raramente ou nunca participam de atividade vigorosa [15] .

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