06 outubro 2012

Quero perder barriga. O que eu faço?

Assunto que não se esgota e gera muitas dúvidas. Essa pergunta foi enviada por S.T.Tosar (46, sexo F). Vou responder de forma generalizada pois outras pessoas podem ter a mesma dúvida, ok.

Funciona assim: Normalmente quando alguém diz que quer perder barriga, está se referindo as gorduras que vão se acumulando na cintura e quadris. A famosa "pochete", "panceps".  É esta gordura que deseja-se perder, certo?

Então o primeiro ponto a destacar é que deve-se ter em mente muito claramente que a perda de gordura se dará de forma geral e não localizada, é gradual, e serão necessários os 3Fs : Foco,Força e Fé.




O segundo ponto a destacar é que nesse processo o corpo vai eliminar em  primeiro lugar as gorduras que foram acumuladas por último. As gordurinhas na cintura e quadris são, geralmente, as primeiras a se depositarem, e justamente por isso elas serão as últimas a serem eliminadas. Chato né!  Por isso os 3Fs são importantes,  pois caso você não os tenha bem fortes poderá desistir no meio do caminho, antes de alcançar o seu objetivo.                                                

Um terceiro ponto que tem que estar claro é quanto ao treinamento. Exercícios localizados e executados incessantemente não irão promove a eliminação das gorduras localizadas unicamente alí.  Como mencionei anteriormente a perda de gordura é geral! Os exercícios abdominais, ajudam na tonificação da musculatura na barriga,  mas pouco ou nada na eliminação da gordura  acumulada na região.
O aconselhável é exercitar o corpo de forma geral , mesclando exercícios aeróbios e exercícios anaeróbios. Fazer treinos mais curtos e mais intensos, variar as intensidades e proporcionar diferentes estímulos, pois dessa forma,  haverá uma maior queima de calorias totais (mesmo depois do treino, no repouso, seu corpo estará queimando gorduras). Nesse caso, a personal trainer terá papel fundamental pois saberá escolher, conduzir e avaliar o seu programa de exercícios e os resultados.

A mudança nos hábitos alimentares é fundamental nesse processo.Isso também tem que estar muito claro.  Há quem defenda que uma barriga "chapada" se faz é na cozinha.Tem até um percentual 70% na cozinha 30 % na academia, isso em função dos alimentos que se escolhe consumir e da dieta adotada. Claro que não é só isso, mas a alimentação é extremamente importante! Se puder tenha um acompanhamento de um nutricionista irá montar cardápios específicos para cada indivíduo mas de uma forma geral deve-se:

  • Esqueçer  as  porcaria ou junk food.  Retirar de sua lista de compras o que for processado tipo salsicha, embutidos em geral, fast food. Evitar ao máximo açúcar, refri, doces e guloseimas. Preferir sucos naturais, frutas e os bons carboidratos.  Beber bastante água no mínimo 2 litros por dia. Comer de 3 em 3 horas.
Sugiro criar o hábito de ir a feira e ousar um pouco nas opções. Experimentar a batata doce que é um carboidrato de baixo índice glicêmico e proporciona ótima saciedade. Comprar espinafre, brócolis e frutas diversas. 

Faça substituições inteligentes tipo pão integral ao invés de pão branco. Se puder ainda melhor o pão sem glúten.  Sal light com menos sódio ao invés do sal normal. E por aí vai.....

Nota:
O consumo exagerado de carboidratos aumentam o nível de insulina no sangue, diminuindo assim o seu metabolismo. O excesso de açúcar ingerido em forma de carboidrato é armazenado pelo corpo em forma de gordura, criando assim excesso de gordura localizada na barriga ( lembre-se que será a primeira a ser acumulada e a última a ser queimada) Os carboidratos que liberam energia devagar (baixo ig) como aveia, arroz integral, batata doce e alguns legumes são benéficos à saúde. Evite os carboidratos refinados para aumentar o seu metabolismo e queimar gordura, diminuindo assim a barriga mais rapidamente.
O consumo de bebida alcoólica também retarda o metabolismo pois o corpo para de queimar gordura e passa a utilizar a energia contida na bebida.  Se você bebe diariamente, saiba que seu corpo não está entrando em estado de queima de gordura! Tudo que você come está sendo armazenado como gordura. Somente depois que as calorias da bebida forem consumidas é que o corpo vai começar a queimar gordura de novo.

Bem S.T.Tosar, obrigada pelo email enviado e espero ter ajudado!

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