04 outubro 2012

Prepare-se para sua longa viagem! (com "g" pois aqui é substantivo)

A viagem está se aproximando e com isso o desafio de encarar várias horas dentro de um avião, sentada e sem movimento. 
E aí o que fazer? Só de pensar me dá arrepios!  


É aqui,  nesse ambiente apertado da classe econômica,  onde 12 horas  passarão até a chegada ao destino!
Para minimizar o sofrimento dentro dessa "belezinha" selecionei algumas dicas de alongamentos e atitudes que proporcionam  bem estar e um certo "alívio" nesse momento tão tão difícil!

Adorei o que Nuno Cobra  escreveu a respeito do assunto em um post seu no blog do UOL e por isso faço   dele as minhas palavras. Muito bom e perfeito!

Nuno Cobra escreve que "o corpo humano, pelas suas próprias características fisiológicas, requer sempre necessidade de estar em movimento (FATO!)  E na hora do repouso durante o sono, essa parada do corpo deve ser feita na posição absolutamente horizontal, estendida e relaxada (RIGHT!)
Qualquer outro tipo de posição, quando ficamos nela muito tempo, provoca algum tipo de cansaço, mal-estar ou mesmo prejuízo, principalmente para a coluna, colocada numa posição lesiva (THAT's IT)
Ao viajarmos (aqui com "j" pois é verbo) em férias, não importa se de carro, avião ou ônibus, forçosamente colocamos nosso corpo numa posição estática e na vertical, tirando dele o precioso equilíbrio do movimento. São posições cansativas, que machucam nossos músculos e colocam a coluna numa situação desgastante. A viagem, justamente por diminuír nossas possibilidades de ação, baixa o rendimento do metabolismo, provocando uma sensação de cansaço e mal-estar "(PERFEITO).

De carro
Se a viagem for de carro, faça uma parada a cada 100 km, isso se for numa estrada onde o carro ande no mínimo a 100km/h.
O simples fato de tirar o corpo da inércia, dar umas boas passadas e efetuar convenientes alongamentos, 'sacode' o metabolismo, refresca a musculatura e tira a tensão e pressão da coluna.
As pessoas devem perder esse hábito nocivo de ter que chegar rápido. Mas entender que a viagem faz parte do passeio, das férias e da diversão; não pode ser considerada um castigo que tem de ser realizado, para se chegar no ponto especifico do prazer: o local de destino. Ela deve ser curtida em toda a sua extensão.
Se você pára, toma um café, lê uma revista, estica as pernas, desanuvia a cabeça e conversa com a família - principalmente quem dirige - deixando por instantes a pressão e exigência de manobrar o carro com segurança; quando voltar pro carro, será muito gostoso e agradável. Assim como depois que passar outros 100 km, será muito agradável descer do carro, se mexer e alongar as pernas.
O mecanismo dessas pequenas paradas não prejudicam a viagem, pelo contrário, as tornam mais seguras e aproveitáveis.  Então não podemos esquecer nunca das paradas gostosas, points, agradáveis. Além de oferecer mais segurança, ajudam a proteger o corpo. Principalmente a circulação sangüínea, que fica bastante prejudicada, numa pessoa sentada horas seguidas sem se mexer.

De avião
No avião é mais prático ainda, porque você pode sair do assento, sem que o avião precise 'parar no posto' (UFA, GRAÇAS À DEUS!)
Já é comprovado cientificamente os danos circulatórios em viagens longas, principalmente na classe econômica, onde está a maioria das pessoas. Você necessita no máximo a cada duas horas, se a viagem for de dia, se levantar e caminhar várias vezes até o fundo do avião; fazer alongamentos e mexer muito as pernas. Realizar duas séries de quatro a cinco flexões de pernas para ativar a sua circulação sangüínea, evitando problemas de acidentes cardiovasculares.








De ônibus
Se a viagem for de ônibus, faça um mix com as dicas da viagem de carro e de avião, já que só as paradas do ônibus não são suficientes.

Antes da viagem
Antes da viagem você deve ter dormido muito bem. Durante a viagem tome mais água do que o de hábito, porque nessa posição estática, os rins tendem a trabalhar menos e, portanto, devem ser acionados. Cuidado também com o que se come antes da viagem, dê preferência à alimentos leves e que não fermentam (GRIFO MEU).

Espero que tenham curtido !

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