28 setembro 2012

Somatótipo. O que é isso?


É um dos  mais importantes fatores limitantes do desempenho no treinamento.  Está relacionado com a genética!


Segundo Pompeu 2004 pg 65 raramente é possível compensar um somatótipo desfavorável através de uma qualidade física ou psicológica exageradamente desenvolvida em determinado plano de treino e/ou esporte.

Existem 3 tipos de somatótipo e todos nós caímos em um deles, podendo algumas pessoas apresentarem uma mistura de 2 tipos.

 São eles: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.




Segundo Pompeu 2004, os componentes com maior determinação genética para meninos e meninas são, respectivamente, a mesomorfia e a ectomorfia.  Em meninos, a variação do somatótipo é principalmente explicada pela influência genética do pai com valores de perímetro de braço e estatura.  A influência paterna no somatótipo das filhas manifesta-se principalmente na estatura, peso e diâmetro biacromial.
 
Todas as outras características do somatótipo são geralmente herdadas da mãe.  Isso faz com que as crianças demonstrem somatótipos mais próximos  aos de suas mães, sendo isso mais claramente expresso nas filhas.
 
Quando realizo a avaliação físico em alunos, consigo determinar o somatótipo deles. Uso para isso técnicas da antropometria e  o software  AVA ESPORTE  que me auxilia nos cálculos.
 
Mas, voltando ao treinamento, é justamente por isso, que cada tipo corporal reage de forma diferente ao mesmo plano de treino e de dieta sendo comum um determinado treino e dieta em um aluno X  não surtir os mesmos efeitos no aluno Y (se eles apresentam somatótipos-genética diferentes).  Ainda que possuam o mesmo somatótipo tem que se considerar o princpípio da individualidade biológica que diferencia todo mundo também por isso cada indivíduo vai reagir de forma diferente independente de possuir o mesmo somatótipo.
 
Conheça os três tipos físicos característicos
 
Ectomorfo – A principal característica é a estrutura magra. Geralmente tem um pouco mais de dificuldade em ganhar grandes quantidades de massa magra. Em contrapartida apresentam um metabolismo mais acelerado. A vantagem desse tipo é que não são propensos a ganhar massa gorda pois conseguem queimar gordura com bastante facilidade.

Mesomorfo – Estes indivíduos foram abençoados com ombros largos e cintura estreita. Conseguem ganhar massa magra com certa facilidade e os seus corpos apresentam a típica forma em V. Apresentam metabolismos mais lentos do que os ectomorfos, e podem precisar de mais trabalho de cardio e uma boa dieta para eliminarem os quilos a mais.
 
Endomorfo – Caracterizam-se por terem maior densidade óssea, cintura e quadris largos. Também, apresentam braços e pernas relativamente curtas. Geralmente, conseguem ganhar massa muscular com facilidade.  No entanto, uma vez que possuem um metabolismo muito lento, ganham massa gorda juntamente com a magra.
Bom é isso aí!  Espero que tenham curtido! A ilustração do post está meio "batida" mas foi a mais bonitinha que eu encontrei.

Fonte de pesquisa:
AVA esporte
adaptado logonprozis
Pompeu, F.A.M.S. manual de cineantropometria, Sprint, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal