24 setembro 2012

Movimente-se no trabalho!


Três perguntas:
  1. Você costuma ficar horas e horas sentado à frente de um computador, e o seu principal movimento é a frenética digitação? 
  2. Quando chega em casa do trabalho à noite, nem pensa em praticar um esporte, ginástica, musculação ou outra atividade? 
  3. Não consegue imaginar como encaixar uma outra atividade ao seu dia-a-dia ?

Pois é,  essa rotina exaustiva de trabalho e a falta de tempo, costumam ser os maiores impeditivos para colocar o corpo em movimento. Estou errada?  Acontece que um estilo de vida sedentário e, um cotidiano estressante não apresentam consequências importantes ao corpo em curtíssimo prazo, especialmente na galera mais  jovem.  Isso porque, no início, o corpo consegue se recuperar muito bem dessas condições ruins promovidas pelo estresse e pela falta de movimento.  Com o passar do tempo, em médio e a longo prazos, essa falta de alongamento e movimento podem resultar em prejuízos para o corpo, como dores de coluna e limitações em articulações como joelhos, quadril, ombros e braços.
Sabe o que acontece com o seu corpo quando fica por cerca de duas horas sem se movimentar? 
A resposta é: RIGIDEZ, que pode se refletir em dor ou desconforto. É como se o corpo reclamasse da imobilidade prolongada. Por isso preste atenção, ouça o seu corpo. Busque uma maior consciência corporal 
Isso sem contar com todos os outros males à saúde que o sedentarismo em si provocam, né? Só para relembrar (nunca é demais): Colesterol alto, hipertensão arterial e diabetes.
Anime-se pois é possível  melhorar sua saúde, sua qualidade de vida e até mesmo seu desempenho no  trabalho pondo em prática alguns hábitos simples e  não tendo vergonha de seguir algumas das dicas que eu compartilho com vocês  logo a seguir. Vejam:
  • Vai tomar um café? Aproveite e ande pela empresa, vá até uma outra máquina, mais distante de você.
  • Espreguice-se de vez em quando. Não leve mais que 30 segundos e faz um bem danado.
  • Mexa a cabeça e o pescoço para frente e para os lados. Faça pequenas rotações. Respire fundo algumas vezes. Isso renova o ânimo para a próxima tarefa.
  • Se precisar resolver uma questão de trabalho com um outro colega, convide-o para dar uma volta pelo próprio andar. 
  • Se a sua empresa oferece ginástica laboral,  APROVEITA! Sem medo do "mico"
  • Use alguns outros estímulos como bolinha de tênis para apertar com as mãos ou massagear os pés.
  • Vá almoçar à pé e diversifique os locais, para poder caminhar um pouco.
  • Prefira as escadas ao elevador. 

Bem é isso aí! O negócio é não ficar parado e de preferência contrate um personal! 
Espero que tenham gostado. 

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