26 setembro 2012

Exercício é o melhor remédio para a depressão?

Por PUVMS

 
Em sua clínica de pesquisa em Dallas, o psicólogo Jasper Smits está trabalhando em um tratamento pouco ortodoxo para ansiedade e distúrbios do humor, incluindo a depressão. Ele ainda não é amplamente aceito, mas o seu tratamento é gratuito e não tem efeitos colaterais.  
Compare isso com medicamentos antidepressivos, que custam bilhões a cada ano e têm muitos efeitos colaterais comuns: distúrbios do sono, náuseas, tremores, alterações do peso corporal.
 
Este tratamento novo é intrigante? Não, é nada mais do que o exercício.

Um recente artigo na  revista Time  elogia o trabalho do Dr. Jasper Smits, que desenvolveu um programa de sucesso usando o exercício como o principal tratamento para a depressão, ansiedade, e uma variedade de outros transtornos do humor. Como o Dr. Smits diz: 
 
"Exercício parece afetar, como um antidepressivo, sistemas neurotransmissores específicos no cérebro, e ajuda pacientes com depressão a restabelecer comportamentos positivos. Para pacientes com transtornos de ansiedade, o exercício reduz seus medos do medo e afins corporal sensações, bem comocoração acelerado e respiração rápida. "  

Dr. Smits e Dr. Michael Otto da Universidade de Boston avaliaram dezenas de estudos sobre o impacto do exercício na saúde mental e, recentemente, apresentaram suas conclusões em uma grande conferência em Baltimore.  No entanto, a luta contra a depressão é um grande negócio nos EUA (e no Brasil também). Na verdade, é um grande negócio no setor farmacêutico. Apesar dos antidepressivos poderem causar efeitos colaterais, como a disfunção sexual, ganho de peso, boca seca, náuseas, distúrbios do sono, tremores, tonturas, defeitos congênitos, acidente vascular cerebral, e, ironicamente, o aumento da depressão, são amplamente prescritos e consumidos.  
 
Em 1999, pesquisadores da Universidade Duke demonstraram em um estudo controlado randomizado que os adultos deprimidos que participaram de um plano de exercícios aeróbicos melhorou tanto quanto os tratados com sertralina, a droga que, comercializado como Zoloft, estava ganhando da Pfizer mais de US $ 3 bilhões por ano antes de sua patente expirar em 2006.


Ensaios subseqüentes têm repetido estes resultados, mostrando mais uma vez que os pacientes que seguem programas de exercício aeróbico  apresentam melhoria na sua depressão comparável ao dos que foram tratados com medicação, e que ambos os grupos fazem melhor do que os pacientes que receberam apenas um placebo. Os ensaios, todos parecem apontar para a mesma direção: o exercício estimula o humor.  Ele não só alivia os sintomas depressivos, mas também parece prevenir a sua recorrência.

Os biólogos moleculares e neurologistas começaram a mostrar que o exercício pode alterar a química do cérebro em muito da mesma maneira que os antidepressivos fazem - que regula os neurotransmissores serotonina e noradrenalina chave. Na Universidade da Geórgia, o neurocientista professor Philip Holmes e seus colegas mostraram que, ao longo de várias semanas, o exercício pode ligar determinados genes que aumentam o nível do cérebro de galanina, um neurotransmissor peptídeo que parece suavizar a resposta do corpo ao estresse por regulação de outra substância química do cérebro, a norepinefrina.
 
Os pesquisadores se perguntam se essa interação entre o corpo e o cérebro pode, evolutivamente falando, ser conectada. "Ocorre-nos que o exercício é a condição mais normal ou natural e que o sedentarismo é realmente a situação anormal", diz Holmes.
Você pode encontrar essa matéria na íntegra acessando a Time Health
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Texto adaptado fontes de pesquisa:
http://www.jonbarron.org/
http://www.time.com/time/health/article/0,8599,1998021,00.html junho 2010

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