09 agosto 2012

Treinamento aeróbio combinado com treino de resistência muscular, melhora os níveis de hemoglobina glicada!

Antes de mais nada vou esclarecer algumas questões importantes:

Qual a importância do teste de hemoglobina A1c?

O teste de hemoglobina A1c - também chamado de HbA1c, teste de hemoglobina glicada ou glicohemoglobina - é um exame de sangue importante para determinar o quão bem a sua diabetes está sendo controlada. Hemoglobina A1c fornece uma média de seu controle de açúcar no sangue durante um período de seis semanas a 12 e é usado em conjunto com monitorização residencial de açúcar no sangue para fazer ajustes em seus medicamentos para a diabetes.
E o que é a  hemoglobina glicada?
A hemoglobina é uma substância dentro dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio pelo corpo. Quando o diabetes não é controlado (o que significa que o açúcar no sangue é demasiado elevada), o açúcar se acumula no sangue e combina com a hemoglobina, tornando-se "glicada". Portanto, a quantidade média de açúcar no seu sangue pode ser determinada através da medição de um nível de hemoglobina A1c. Se seus níveis de glicose tem sido alta nas últimas semanas, o teste de hemoglobina A1c será maior. A quantidade de hemoglobina A1c irá refletir nas últimas semanas vários níveis de açúcar no sangue, normalmente abrangendo um período de 120 dias.

Qual a relação do exercício com a hemoglobina glicada?
É aí que eu queria chegar.
Um estudo publicado na Revista JAMA título  Efeitos do treinamento aeróbico e de resistência nos níveis de hemoglobina A 1c  em pacientes com Diabetes tipo 2 Um estudo randomizado controlado concluiu que exercícios aeróbicos e de resistência quando realizados isoladamente não se mostram eficientes na redução da hemoglobina glicada.
Segundo os pesquisadores, o contexto das diretrizes do exercício para indivíduos com diabetes incluem aeróbicos e treinamento de resistência, porém poucos estudos têm examinado diretamente essa combinação de exercícios.
Sendo assim o estudo teve como objetivo examinar os benefícios do treinamento aeróbio isolado,  do treinamento de resistência sozinho, e uma combinação de ambos na hemoglobina A 1c (HbA 1c ) em indivíduos com diabetes tipo 2.
O estudo  foi randomizado controlado, em que 262 homens e mulheres sedentários em Louisiana com diabetes tipo 2 e de HbA 1c níveis de 6,5% ou mais foram incluídos no programa de exercícios de 9 meses entre abril de 2007 e agosto de 2009.
Intervenção: 41 participantes foram designados para o grupo controle sem exercício, 73 a treinamento de resistência de 3 dias por semana, 72 a exercício aeróbico em que gasta 12 kcal / kg por semana, e 76 para o treinamento combinado e de resistência em que se gasta 10 kcal / kg por semana e envolvidos em treinamento de resistência duas vezes por semana.
Resultado principal   mudança nos níveis de  HbA 1c. Outros resultados secundários  incluíram medidas de antropometria.
Conclusões   Entre os pacientes com diabetes mellitus tipo 2, uma combinação de treinamento aeróbio e de resistência em comparação com o grupo controle sem exercício melhorou os níveis deHbA 1c.
Isso não foi conseguido por treinamento aeróbio ou de resistência sozinho.

Leiam mais sobre diabetes tipo 2 no post Corte seus riscos!

Espero que tenham curtido!

Fonte:
JAMA. 2010;304(20):2253-2262. Original Contribution | 

Effects of Aerobic and Resistance Training on Hemoglobin A1c Levels in Patients With Type 2 Diabetes A Randomized Controlled Trial 

Timothy S. Church, MD, MPH, PhD; Steven N. Blair, PED; Shannon Cocreham, BS; Neil Johannsen, PhD; William Johnson, PhD; Kimberly Kramer, MPH; Catherine R. Mikus, MS; Valerie Myers, PhD; Melissa Nauta, BS; Ruben Q. Rodarte, MS, MBA; Lauren Sparks, PhD; Angela Thompson, MSPH; Conrad P. Earnest, PhD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal