25 agosto 2012

Fails na musculação!


O Youtube está abarrotado de vídeos dos chamados “fails na musculação”, execuções de exercícios totalmente arrepiantes. É comum dar risadas com estes vídeos mas, mais importante que isso, é vermos como não fazer os exercícios. As consequências, a curto e/ou a longo prazo, de executar várias vezes um exercício de forma incorreta vão desde dores articulares a dores nas costas a lesões musculares mais graves.
Essa seleção de vídeos está imperdível, eles ensinam a como não executar determinado exercício. Após cada vídeo seguem algumas dicas de como executá-los corretamente. Percebe-se claramente que a maior parte destes “fails” é devido as pessoas utilizarem cargas excessivas.

Apertem o play!




Erro(s): Carga demais, que o leva a fazer um balanço com as costas para ajudar a levantar o haltere.
Forma correta de executar o curl de bíceps: o haltere deve ser agarrado com os braços estendidos. As palmas das mãos devem estar voltadas para cima. O movimento deve ser feito flexionando apenas os cotovelos. A partir do momento que estiver usando as costas para ajudar no movimento (inclinando-se ligeiramente para trás, por exemplo), já está  fazendo errado
.



Erro(s): Mau movimento negativo (a fase de descer o peso), largando-o no chão de forma  bruta.




Erro(s): pernas não ficam estendidas, costas arqueadas. Isto deve-se ao fato dele estar utilizando carga excessiva.


Erro(s): tronco curvado, carga excessiva.
Forma correta de executar o deadlift: Mantenha a coluna vertebral ereta e os cotovelos estendidos.. Fique de pé, com as pernas  esticadas, levantando a barra até o nível dos quadris. Não se limite a largar a barra no chão. Desça-a de forma controlada.



Erro(s): o sujeito do vídeo  arqueia as costas de forma a facilitar o levantamento dos halteres.



Erro(s): as costas não estão apoiadas no banco. A barra  balança.............



Erro(s): É preciso dizer alguma coisa?
Forma correta de executar o supino: As costas devem estar em contato com o banco. Os pés devem estar apoiados firmes no chão, para obter estabilidade. A barra deve se movimentar apenas na vertical, para cima e para baixo. Não balance a barra pois não estará mobilizando corretamente os músculos envolvidos no exercício.




O jovem está todo "pimpão", teve sorte de não se machucar.
Erro(s): carga demasiado excessiva.


Musiquinha tocando e Fail.....  teve sorte também de não se machucar.




Alguém me explica??? Era para ter feito com menos carga e maior amplitude de movimento!
A imagem está pequena , mas o jovem treina ombros na máquina,  lá no fundo. Musiquinha tocando e vai levantar vôo!

Forma correta de executar o levantamento lateral para ombros (com aparelho): Sente-se na máquina e coloque os cotovelos contra as almofadas. Levante os cotovelos até o nível do ombro, com os braços paralelos ao chão. Permaneça sentado durante todo o movimento. Só os ombros devem ser recrutados para o exercício.



Erro(s): pouca ou nenhuma amplitude de movimento. Não sabemos o que ele pensa que está treinando, mas os abdominais não são, com toda certeza.

CONCLUSÃO


Treine sob a orientação de um profissional , um personal trainer, que irá lhe orientar na correta execução dos movimentos e se tiver dúvidas de como executar corretamente determinado exercício, pergunte ao professor. Não tenha vergonha. Sua saúde agradece!

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