Seu coração funciona de acordo com as necessidades de seu organismo. Quanto mais condicionado estiver este músculo (mais forte), menos esforço ele fará para bombear o sangue.
Um coração mal condicionado precisa bater mais para manter o mesmo fluxo de sangue se comparado a um coração bem condicionado. Isso explica a fácil exaustão de uma pessoa sedentária quando realiza algum esforço físico acima do habitual.
Ela é expressa em “batimentos por minutos” e serve para indicar a capacidade de bombeamento de sangue pelo coração. Perceba a lógica no esquema ao lado:
É claro que outros fatores podem provocar alterações na FC, como o uso de alguns medicamentos, por exemplo. Mas, neste caso, estou me referindo especificamente ao esforço físico.
A frequência cardíaca (FC) é um importante indicativo para avaliar as condições de saúde. Ela é empregada como uma variável capaz de retratar, com elevado grau de acuidade, o condicionamento físico, e em especial, o cardiorrespiratório. Monitorando a frequência cardíaca é possível observar que quanto mais condicionado o coração estiver, melhor é a eficiência do Sistema Cardiovascular.
Como monitorar a frequência cardíaca?
O primeiro passo é descobrir as suas Frequências Cardíacas: A Máxima (FCmáx.) e a de Repouso (FCrep).
A FCmáx. é a frequência mais alta, em batimentos por minuto (bpm), que seu coração atinge durante um período de grande esforço. A FCrep. É o número de bpm que o coração apresenta quando você está totalmente relaxado.
A FC é particular e depende do nível de seu condicionamento, hereditariedade e idade. Esse é um dos valores que indicarão a necessidade de mudança no seu comportamento, durante o período de treinamento.
- 220 - a idade, para os homens;
- 226 - a idade, para as mulheres.
Atenção! Os valores deste resultado poderão variar para mais ou menos 1 bpm, dependendo do seu condicionamento cardiorrespiratório.
A FCrep. deve ser obtida, preferencialmente, ao acordar, ou após 1 min. de relaxamento. Faça isto por três manhãs consecutivas, some os resultados e divida por três para obter um valor médio. Você poderá medi-la com a ajuda de um Monitor de Frequência Cardíaca.
Uma vez obtidas essas duas variáveis (FCmáx e FCrep), é possível identificar os níveis ou faixa de intensidade do treinamento, de acordo com seus objetivos.
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pergunte à Personal