28 julho 2012

Como saber se o coração está funcionando eficientemente?


Seu coração funciona de acordo com as necessidades de seu organismo. Quanto mais condicionado estiver este músculo (mais forte), menos esforço ele fará para bombear o sangue.
Um coração mal condicionado precisa bater mais para manter o mesmo fluxo de sangue se comparado a um coração bem condicionado. Isso explica a fácil exaustão de uma pessoa sedentária quando realiza algum esforço físico acima do habitual.

Estudos científicos comprovam que a Freqüência Cardíaca (FC) é um dos melhores indicadores da condição do corpo.



Ela é expressa em “batimentos por minutos” e serve para indicar a capacidade de bombeamento de sangue pelo coração. Perceba a lógica no esquema ao lado:







É claro que outros fatores podem provocar alterações na FC, como o uso de alguns medicamentos, por exemplo. Mas, neste caso, estou me referindo especificamente ao esforço físico.



A frequência cardíaca (FC) é um importante indicativo para avaliar as condições de saúde. Ela é empregada como uma variável capaz de retratar, com elevado grau de acuidade, o condicionamento físico, e em especial, o cardiorrespiratório.  Monitorando a frequência cardíaca é possível observar que quanto mais condicionado o coração estiver, melhor é a eficiência do Sistema Cardiovascular.


Como monitorar a frequência cardíaca?
O primeiro passo é descobrir as suas Frequências Cardíacas: A Máxima (FCmáx.) e a de Repouso (FCrep).
A FCmáx. é a frequência mais alta, em batimentos por minuto (bpm), que seu coração atinge durante um período de grande esforço. A FCrep. É o número de bpm que o coração apresenta quando você está totalmente relaxado.
A FC é particular e depende do nível de seu condicionamento, hereditariedade e idade. Esse é um dos valores que indicarão a necessidade de mudança no seu comportamento, durante o período de treinamento.

A forma mais precisa de se obter a FCmáx. é submetendo-se a um teste ergométrico (TE). Ele deve ser sempre a opção preferencial. Mas existem outras maneiras razoáveis de estimá-la. Veja um exemplo:

  • 220 - a idade, para os homens;
  • 226 - a idade, para as mulheres.

Atenção! Os valores deste resultado poderão variar para mais ou menos 1 bpm, dependendo do seu condicionamento cardiorrespiratório.

A FCrep. deve ser obtida, preferencialmente, ao acordar, ou após 1 min. de relaxamento. Faça isto por três manhãs consecutivas, some os resultados e divida por três para obter um valor médio. Você poderá medi-la com a ajuda de um Monitor de Frequência Cardíaca.

Uma vez obtidas essas duas variáveis (FCmáx e FCrep), é  possível identificar os níveis ou faixa de intensidade do treinamento, de acordo com seus objetivos.

                                                         
Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal