29 julho 2012

Atividades ao ar livre. Dicas para a nossa saúde!

A prática de exercícios ao ar livre é sem dúvida nenhuma, uma ótima alternativa para quem quer sair da rotina das academias,  fugir do som alto das músicas e das televisões que elas oferecem.  Algumas pessoas simplesmente detestam se exercitar em ambientes fechados.
As atividades ao ar livre também proporcionam maior contato com a natureza e desafiam corpo e mente a descobrir sensações de bem estar.  Além disso ficamos expostos ao Sol que é um elemento super importante quando se trata de saúde!


Quando as atividades são feitas durante o dia alguns cuidados extras (além da hidratação e do vestuário adequado) devem ser tomados, principalmente em relação à exposição solar.
Para entender um pouco melhor essa questão e esclarecer alguns pontos, entrevistei uma especialista na área, a Médica Dermatologista Maria Beatriz Velloso CRM-RJ- 52-41759-2 que faz uma série de advertências e dá dicas muito importantes para protegermos nossa tão querida pele e programarmos, de forma segura, nossos treinos! Acompanhe a seguir alguns trechos da entrevista:

Importância de tomar Sol:
"é muito importante tomar sol , não só por causa da questão óssea e da fixação de algumas vitaminas, mas também  ele é anti depressivo"

      Melhor horário para tomar Sol:
"o melhor horário de Sol é sempre bem cedo pela manhã e ao final da tarde.  Verão: manhã: 5 às 9hs   s,   final da tarde: após 6hs.  Inverno:manhã 7 às 10hs , final da tarde após 15hs."

Tempo de exposição:
" o tempo de Sol é super discutido.  Eu sou a favor dos 15 minutos diários"

Fator de proteção: 
"o fator de proteção depende de vários fatores: local, horário,tempo e tipo de exposição e cor da pele. Enfim, para esportistas, eu recomendo filtros mais aderentes por causa da sudorese ou de permanência em água. Hoje em dia , nós já dispomos de roupas, chapéus, bonés, luvas,etc com proteção UV. Os bons filtros solares protegem tanto dos raios UVA quanto UVB"

"para o dia a dia, o fator 30 é aconselhável e para dias mais claros lançamos fatores mais altos. Hoje tb contamos com medicamentos usados por via oral para evitar os danos do Sol"

"para as pessoas mais claras (pele tipo I -II ), lançamos mão de FPS50 ou mais alto. Para o tom de pele moreno- moreno claro, mínimo  FPS30.  Lembrar sempre de reaplicar o filtro principalmente em caso de sudorese ou exposição prolongada".

"os fatores maiores contem além do filtro químico os filtros físicos. E, por isso, alcançamos fatores maiores até 100. Mas o fator de proteção é relacionado ao tempo de exposição ao Sol e ao tempo em uma pele "x" leva para atingir a dose eritematosa mínima".


Segue uma lista de atividades que podem ser feitas ao ar livre e que podem ser bem divertidas:
  • Caminhada e Corrida em parques, ruas, praia, trilhas etc..
  • Circuitos utilizando os equipamentos e recursos existentes nos parques e praças públicas
  • Bicicleta em ruas, pistas ou ciclovias;
  • Esportes aquáticos como o surf, canoagem, Sup,  para quem mora perto de praia, lagos e rios
  • Skate ou patins
  • Alongamentos
  • Yoga

Para maiores informações sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pele, entre em contato com a Dermatologista Maria Beatriz Velloso CRM-RJ- 52-41759-2. fone (021) 9973-5629.


Espero que tenham gostado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte à Personal